Saiba que é possível fazer a limpeza e lubrificação da corrente por conta própria
Se você é apaixonado pelo esporte sob duas rodas, deve saber que é fundamental fazer manutenção na bicicleta. E é claro que isso inclui a limpeza e lubrificação da corrente para manter a vitalidade da sua companheira de duas rodas.
Primeiramente, é importante separar alguns materiais importantes que vão te ajudar a eliminar a sujeira e evitar problemas de corrosão e ferrugem. Segue abaixo a lista de produtos que você vai precisar:
- Solução desengraxante;
- Escova pequena (pode ser escova de dente);
- Sabão em pó;
- Lubrificante para correntes;
- Pincel pequeno;
- Luva (opcional);
- Pano limpo.
Confira na sequência o passo a passo para cuidar desse componente tão importante que faz parte da relação da sua bike.
1 – Elimine a sujeira
O primeiro passo é eliminar toda sujeira do sistema de transmissão, que inclui a corrente. Antes de lavar com água e sabão, adicione o desengraxante com o pincel e gire o pedal até que esteja totalmente limpa. É importante que a limpeza seja efetiva, então, tenha paciência que esse processo pode levar um tempo.
Para ajudar a eliminar as sujeiras pequenas, utilize uma escova pequena – escova de dente – com desengraxante e passe pelos pequenos espaços com resíduos acumulados. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias.
Se você preferir, é possível colocar a corrente em um recipiente com solução de água com desengraxante – para saber a quantidade, siga as instruções do fabricante – e agite até que a peça fique completamente limpa. Feito isso, enxague a peça e seque com um pano. Na sequência, deixe no sol para evaporar toda água e só retire quando estiver completamente seca.
2 – Lavagem
Depois que todo sistema de transmissão estiver de sujeira mais pesada, chegou a hora de misturar o sabão em pó com água e limpar novamente os elos. Agora, o processo é para eliminar sujeiras da rua e poeira. Aplique o sabão também nas roldanas do câmbio e no cassete, deixe a solução agir por 10 minutos e enxague tudo com água corrente.
Antes de posicionar a bike para secar ao sol, existe um truque para retirar todo o excesso de água: segure em dois pontos diferentes da corrente, com no mínimo 15 cm de diferença, e torça levemente com os dedos. Um bom sinal de que a corrente está limpa é quando você sente o metal esfregando apenas contra o material, sem quaisquer interferências.
3 – Processo de lubrificação
A lubrificação da corrente pós limpeza é fundamental para devolver a suavidade do atrito que o metal contra metal produz. Mas atenção, somente o óleo específico para bicicletas é capaz de exercer essa função com propriedade. Opções domésticas não garante a aderência e a viscosidade desse uso específico.
Para começar a lubrificação, posicione uma marcha intermediária na bike e,com o auxílio de um pincel marque o primeiro elo a ser lubrificado e siga esse “caminho” até completar a volta toda. A dica é iniciar na parte inferior, que permanece próxima ao chão, para que o excesso de olho vá “pingando” dentro da própria corrente.
Não exagere na quantidade de óleo, pois quanto mais lubrificante presente ali, mais sujeira é atraída para as correntes. Para usar o mínimo possível de produto, os bicos dosadores são uma ótima opção. A economia também é importante porque todas as sessões de movimento, tanto traseiro quanto dianteiro, precisam receber o produto.
A manutenção cotidiana da limpeza das correntes é muito importante para preservar o esforço que você dedicou a aquele momento. Além de deixar a próxima limpeza bem mais prática, ela elimina os efeitos do tempo que podem desgastar ou danificar o equipamento.
Fonte: Blog Dias Bike