Escolher um pneu adequado para andar no asfalto ou na terra é essencial
Então, se você está se perguntando como escolher um pneu de bike para asfalto ou terra e precisa de conteúdos sobre tipos de bicicleta para te ajudar nessa, saiba que os modelos mistos são os ideais. Mas mais do que isso, algumas especificidades também são importantes de conferir. Por isso preparamos esse texto, confira!
Se você é do tipo de pessoa que vai trabalhar de bike e também curte pedaladas na terra, mas tem apenas uma bicicleta para fazer ambos, existe uma forma de equilibrar suas pedaladas com um pneu adequado para ambos.
É válido mencionar que o uso de pneus mistos vai te apresentar um equilíbrio e benefícios básicos para ambos os locais, mas não conseguem garantir a performance de um pneu único para terra ou único para asfalto.
Um pneu ideal de bike para asfalto e terra são aqueles com bastantes cravos, pouco espaçamento entre eles. Assim, dê preferência para os modelos com cravos mais próximos do pneu.
Uma forma bem bacana de conferir se o modelo que deseja está dentro desse padrão, é passando a mão. Quando você tenta passar sua mão pela do item e ela desliza com facilidade, os cravos estão ideias. Agora, se sua mão tem dificuldade de deslizar, procure um modelo mais suave.
Isso porque os cravos espalhados duraram pouco em comparação a outros modelos. O atrito é distribuído para menos locais, indo com mais intensidade para essas elevações, desgastando muito mais rápido. Vale lembrar que esses produtos causam boa segurança na terra, mas não são adequados para o barro!
É normal que a gente tente economizar aqui ou ali quando fazemos compras, mas nesse caso, um bom produto garante a sua segurança. Quando estiver escolhendo um pneu adequado para a sua bicicleta, lembre-se sempre de procurar alternativas que sejam realmente boas, com bons feedbacks e materiais de qualidade. Não economize na sua segurança e encontre um modelo com garantia de qualidade.
Por fim, lembre-se que trocar essa peça de sua bicicleta requer cuidados, como fazer a calibragem do pneu e possivelmente trocar a câmara de ar. Desse modo, se o seu pneu antigo for pesado e largo, e agora trocar por modelos mais finos e leves, a câmara de ar precisa ser trocada por um item igualmente mais fino e leve, evitando complicações futuras.
Além disso, é preciso ficar de olho na calibragem certa para essa peça, em resumo, tente manter a pressão próxima da máxima, mas nunca no limite. Afinal, um pneu muito cheio pode apresentar desempenhos irregulares enquanto os mais vazios acabam tendo maior dificuldade no rolamento. Por isso, encontrar o equilíbrio é o ideal, normalmente de 5 a 10% menos do que o limite.
Fonte: Blog Dias Bike